A Câmara Municipal de Sintra (CMS), a OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico) e a ACER (Gabinete Australiano para a Investigação Educacional), em colaboração com a Fundação Calouste Gulbenkian, e o Ministério da Educação, vão implementar o Estudo sobre Competências Sociais e Emocionais (Study of Social and Emotional Skills – SSES).
O estudo de Competências Sociais e Emocionais pretende proporcionar dados e análises comparativas que promovam o desenvolvimento destas competências dos alunos. Tem como objetivo último permitir que investigadores e responsáveis pelas políticas educativas possam perceber como melhor desenvolver estas competências emocionais e sociais nas crianças e jovens, também denominadas as competências do século XXI.
O SSES é composto por três fases de desenvolvimento: (1) um teste aos diversos instrumentos a aplicar, decorrida entre abril e maio de 2018: Item Trials; (2) uma fase de ensaio de campo, a decorrer entre outubro e novembro de 2018: Field Test (na qual atualmente nos encontramos); e (3) o estudo principal, que decorrerá entre outubro e novembro de 2019: Main Study. Os resultados do estudo serão publicados em setembro de 2020. Além dos alunos, responderão ao questionário os seus pais/cuidadores, o professor da escola que melhor conhece o aluno, e o diretor da escola/agrupamento.
Considerando que nos encontramos atualmente em fase de Field Test, o concelho de Sintra visa alcançar entre 500 a 750 alunos de cada grupo etário; para tal, conta com a participação de 19 agrupamentos de escolas, uma escola não agrupada e três equipamentos escolares da rede privada lucrativa do concelho de Sintra, nomeadamente:
A participação do concelho de Sintra neste estudo, bem como das restantes cidades, permite-nos um entendimento aprofundado do desenvolvimento social e emocional das nossas crianças e jovens, contribuindo fortemente para um progresso na educação e nas políticas educativas, quer a nível global quer para o nosso concelho.
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