Estudo Internacional sobre Competências Sociais e Emocionais

APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS LOCAIS DO ESTUDO SOBRE COMPETÊNCIAS SOCIAIS E EMOCIONAIS (OCDE)
26 novembro 2021

Vivemos num tempo de mudanças constantes, onde novas realidades surgem dia após dia, fruto da criatividade do conhecimento humano.

E essa realidade do século XXI sempre em mudança coloca-nos, paralelamente, perante novos desafios, outros objetivos e responsabilidades que importa conhecer de forma aprofundada e cientificamente sustentada. É perante estas novas realidades da sociedade atual que o Município de Sintra decidiu estabelecer um protocolo com a OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico), em colaboração com a Fundação Calouste Gulbenkian e o Ministério da Educação, para a implementação e desenvolvimento do Estudo sobre Competências Sociais e Emocionais junto da nossa população estudantil. De notar que Sintra é o único concelho do País a implementar este estudo em todo o território português.

Trata-se de um estudo fundamental para o futuro, ajudando-nos a compreender a evolução social e emocional dos nossos jovens ao longo do seu percurso de aprendizagem, possibilitando um acompanhamento apropriado e o incremento de políticas sociais e educativas mais eficazes para que, chegados à idade adulta, possam exercer com toda a capacidade as suas competências.

Estamos certos que este estudo será uma ferramenta preciosa para as gerações vindouras. Os jovens de hoje serão os homens e as mulheres do amanhã. Por isso, cabe-nos a nós ajudá-los nesse trabalho fantástico de moldar o futuro.

Basílio Horta

Presidente da Câmara Municipal de Sintra

Estudo sobre Competências Sociais e Emocionais (Study of Social and Emotional Skills – SSES)

A Câmara Municipal de Sintra (CMS), a OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico) e a ACER (Gabinete Australiano para a Investigação Educacional), em colaboração com a Fundação Calouste Gulbenkian, e o Ministério da Educação, vão implementar o Estudo sobre Competências Sociais e Emocionais (Study of Social and Emotional Skills – SSES).

O Estudo supramencionado teve início em 2016 como um programa de estudo internacional centrado nas competências sociais e emocionais dos jovens, assim como nos ambientes familiares e escolares nos quais se desenvolvem. O SSES pretende recolher dados junto de crianças e jovens com 10 e 15 anos de idade, em diferentes cidades participantes por todo o globo, concretamente (e além de Sintra): Bogotá e Manizales, Colômbia; Houston, Estados Unidos da América; Otava, Canadá; Roma, Itália; Helsínquia, Finlândia; Moscovo, Rússia; Daegu, Coreia do Sul; Suzhou, China; e Turquia.

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